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Sério aviso para quem anda de mota

Apresentamos as principais contraordenações associadas a este veículo

Este artigo é um sério aviso para quem anda de mota: apresentamos as principais contraordenações associadas a este meio de transporte.

Principais multas para os motards

  • Ausência de 1 ou 2 espelhos – contraordenação de 120 euros.
  • Pneu com um tamanho maior do que consta no livrete – apreensão de documentos e deve-se submeter o veículo à inspeção B, além de haver uma contraordenação de 120 euros.
  • Ausência de piscas ou estes são tão pequenos que nem conseguem ser vistos a uma certa distância – contraordenação de 120 euros.
  • Luzes da frente com uma dimensão fora do que está estabelecido legalmente. Também não se pode recorrer a lâmpadas xenon, além de ser proibido modificar para uns faróis muito pequenos, praticamente sem foco de luz – contraordenação de 120 euros.
  • Luzes de matrícula brancas, que não são visíveis a uma distância de 20 metros – contraordenação de 120 euros.
  • Dobrar, inclinar, tapar ou pôr de lado a matrícula a não ser que essas ações sejam permitidas nas características da mota. Além disso, as matrículas até dezembro de 2006 têm de ser apenas compostas por chapa; já aquelas que foram feitas depois de janeiro de 2007 devem ter apenas acrílico. A lembrar ainda que não pode haver nenhum autocolante a tapar a matrícula – contraordenação de 120 euros.
  • Ter um refletor traseiro triangular em vez do refletor com a forma de um retângulo – contraordenação de 60 euros.
  • Modificar a ponteira, mantendo o estrangulador e o ruído dentro das normas – contraordenação de 120 euros.
  • Ausência de manómetros – contraordenação de 120 euros e inspeção B.
  • Retirar a pega que existe na traseira ou a pega que se encontra no meio do banco entre o condutor e o pendura – contraordenação de 120 euros.
  • Retirar as peseiras, a não ser que esteja inscrito no livrete que o veículo é monolugar – contraordenação de 60 euros.

Nota: lembramos que qualquer material deve ser substituído por peças homologadas, isto é, que seguem as mesmas normas. Ao adquirir uma mota, especialmente em segunda mão, confirme sempre num documento todas as qualidades do veículo, como o ano da mota, as luzes ou os espelhos, para ter a certeza de que não houve nenhuma modificação passível de multa.

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