, , ,

16 dicas essenciais com bicarbonato de sódio

Apresentamos conselhos muito úteis para a sua saúde, casa… e até plantas!

Frequentemente, na nossa cozinha, guardamos alguns produtos que têm 1001 utilidades. O bicarbonato de sódio é disso um excelente exemplo. Afinal, só com este ingrediente, conseguimos cozinhar, limpar a casa e ainda cuidar da nossa saúde.

Além da sua versatilidade, o bicarbonato é bastante fácil de obter e é extremamente económico.

Podemos avançar já com algumas das suas vantagens: normaliza o pH do sangue, atenua manifestações de azia, age contra insetos, ajuda a clarear os dentes…

Enfim, trata-se mesmo de um produto completo! É por esse motivo que se tem mantido tão popular de geração em geração.

16 truques importantes com bicarbonato de sódio

Em primeiro lugar, o produto tem importantes vantagens no campo da estética, da saúde e da higiene:

1. Age como um desodorizante: misture um creme neutro com bicarbonato ou misture um bocadinho deste produto com água. Depois, coloque de forma direta nas axilas.

2. Age como um esfoliante: junte e mexa 3/4 de bicarbonato com 1/4 de água. Acabará por obter uma pasta com a qual é possível esfregar o corpo todo, incluindo a face. Para que as propriedades do bicarbonato penetrem de uma forma mais eficaz, recorra a movimentos em forma de círculos. Mais tarde, limpe tudo.

3. Age como um relaxante para os pés: depois de um dia intenso, mergulhe os seus pés num recipiente com água morna e 3 colheres de sopa de bicarbonato. Não se esqueça de massajar até sentir essa região do corpo mais relaxada.

4. Combate a acidez: ingira um bocadinho de água com bicarbonato.

5. Assegura a suavidade das mãos: com 3/4 de bicarbonato e 1/4 de água, é possível obter uma pasta que garante umas mãos bem suaves.

6. É um desintoxicante: banhe-se com metade de uma chávena de bicarbonato, o que irá neutralizar os ácidos da cútis.

7. Lava os dentes e assegura o seu branqueamento: junte e mexa 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, metade de uma colher de sopa de sal marinho, uma gota de menta e um bocadinho de água. Assim que obtiver uma pasta grossa, utilize-a como se fosse uma pasta para os dentes.

Para a casa:

8. Age como um desinfetante para o piso: esfregue o chão através de metade de uma chávena com bicarbonato diluído em água com temperatura morna.

9. Assegura que diversas superfícies ficam brancas: através de uma esponja molhada – com bicarbonato –, retire a sujidade da cozinha, da casa de banho… Deixe que atue ao longo de 5 minutos e depois limpe com água.

10. Retira nódoas na cozinha: coloque o bicarbonato nos azulejos com gordura ou óleo. Depois, esfregue através de uma escova.

11. Age como um desodorizante para o calçado: polvilhe um bocadinho de bicarbonato no interior de cada peça de calçado antes de guardar. É uma excelente forma de eliminar qualquer mau cheiro.

12. Rejuvenesce roupas ou tapetes (entre outros exemplos) feitos de tecido: basta recorrer a metade de uma chávena de bicarbonato e sabão (opte pelo líquido). Deixe que atue ao longo de 15 minutos e remova de forma normal.

Para as plantas:

13. Age contra o fungo das plantas: junte e mexa 4 colheres de sopa de bicarbonato com um galão de água. Apenas aplique, caso identifique o sinal de algum fungo.

14. Para ajudar a fortalecer as plantas: pulverize um preparado de bicarbonato com vinagre para assegurar uma excelente fotossíntese. Os resultados serão evidentes em 24 horas. Se tudo correr bem, continue a aplicar este truque.

15. Para combater parasitas: pulverize 1 litro de água misturado com 1 colher de bicarbonato. Aplique na superfície onde a planta se encontra enterrada.

16. Age como um inseticida: basta polvilhar o bicarbonato em todo o chão do jardim para impedir o desenvolvimento de pragas.

4 benefícios de ingerir bicarbonato de sódio

Experimente beber bicarbonato no decorrer do dia. Basta dissolver em água para obter um fármaco natural e popular.

Eis algumas das principais vantagens dessa mistura:

1. É um antiácido: consegue neutralizar os ácidos estomacais, tratando de distúrbios, como inchaço e gases.

2. É um antisséptico: gargareje essa mistura para atenuar uma tosse alérgica e dores na garganta.

3. Luta contra pedras nos rins: o preparado consegue restaurar o equilíbrio iónico, evitando a formação dessas pedras.

4. Trata de infeções urinárias: o bicarbonato com água possibilita a diminuição de ácido na urina.

Atenção: não é recomendável ingerir esta mistura em doses elevadas. De resto, é sempre aconselhável consultar o seu médico, especialmente se sofrer de tensão elevada, for gestante ou lactante. A sublinhar que o preparado é proibido para quem tem menos de 5 anos.

Nota: a bebida conta com efeitos secundários. Por exemplo, pode originar cólicas estomacais, elevar a vontade de beber água, inchar os pés, sem esquecer que também está associada a fraqueza, enjoos e dificuldades respiratórias. Fale sempre com o seu médico, caso sinta algum desses efeitos.

Nunca se esqueça: o bicarbonato não deve ser substituído por fermento. E prefira sempre o bicarbonato puro (ou seja, sem alumínio).

Siga todos estes truques com bicarbonato de sódio: assim, este ingrediente natural consegue substituir alguns produtos de limpeza e de higiene pessoal que contam com uma utilização diária e podem prejudicar seriamente a sua saúde e o meio ambiente a longo-prazo.

Conheça outras utilizações fantásticas do bicarbonato de sódio, através deste vídeo:

Partilhe este artigo!

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Chá para auxiliar na digestão e combater o colesterol

Vídeo viral apresenta aterragem arrepiante